RÁDIO R.I.R

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

girias ou dialeto , leiam o post e descubram como são legais!

As girias o que são as girias provavelmente vocês aqui do dihtt não sabem muito , eu sei por que convivo com elas ,na escola no trabalho em todo canto que vou. fico observado-as com muita atenção e si pararmos pra olhar esses meios alternativos de falar ja virou um dialeto , meio que uma segunda lingua em que so uma porção da sociedae consegue dominar , porem assim como nos idiomas oficiais ha pessoas que dominam mais de um e eu posso lhes falar e (escrever) formalmente portuguies brassileiro , ou com as girias que nunca absolutamente nunca deve ser escrito , bo vou pasar pra vocês , com o pouco de esperiençia que tenho o significado de algumas girias bem legais digo, maneiras.

  • significa o mesmo que : entendo, entendi, esta bem , ou esta tudo bem, tchaú ou de nada  ; la vai : beleza , e idéia , formou, só,estou ligado, falou(falô).
  • o mesmo que : entendeu? ou está entendendo?:  se ligou, está ligado, copiou. 
  • o mesmo que legal, bom, ótimo, incrível, ou muito legal.: maneiro,massa,sinistro, mizerê, irado, supimpa,. entre outros.
  • da a impressão de susto espanto, desse gênero não sei de muitas , caraca,bolado, sinistro( pode ser usado , das duas maneiras , legal e assustado)que viajem.
  • o mesmo que; problema, cuidado; fique nessa, é barril, ficou sinistro , 
  • o mesmo que desculpa; foi mal, 
  • o mesmo que vou embora , ou vamos embora;vamos nessa, vamos vaza, ou vaza , vamos abrir o gás, da linha na pipa, sai fora, vou missa , obs; algumas nem eu mesmo entendo.
  • as pessoas também alternam palavras pra coisas como as roupas : beca = roupa, beca maneira= roupa legal .
  • alemão ,obs: não sei por que mas e o mesmo que pessoa de caráter duvidoso , traidor, pessoa má.
  • bonde: o mesmo que grupo de amigos.
  • chapa quente: pessoa legal, ou lugar legal de clima agradável
  • caô: o mesmo que mentira.
  • já é: o mesmo que sim ou esta bem.
  • rolé: o mesmo que da uma volta , passeia  com alguém.
  • sangue bom: o mesmo que pessoa  legal , de boa índole. 
  • x9: pessoa que dedura, entrega ou delata alguém.
  • e zoar: o mesmo que agitar , algum lugar ou alguém.
e muitas outras que não vem ao caso agora , e muito legal falar com seus amigos usando girias porem nunca deve ser usada em entrevistas de emprego contatos sociais, ou escrever qualquer tipo de documento(textos) usando-as , as girias são muitas vezes mal interpretadas e sofrem muito preconceito , porem e só uma forma alternativa das pessoas ,principalmente os jovens usam pra se comunicarem , muitas vezes pra que outras pessoas não as entendam , eu acho muito legal , mas só as usos com meus colegas que também usam, não com muita freqüência, pois posso esta falando com uma professora ou um empresário ou outra pessoa que não aprove as girias ou não as entendam e pode me interpretar mal.bom é isso abraços a todos . 

Um comentário:

gostou ? comenta